
”Um filme obrigatório para qualquer pessoa que se importe com a saúde das nossas crianças” - Jamie Oliver, chef britânico e apresentador de TV
O documentário Muito Além do Peso foi lançado em novembro de 2012, em um contexto de amplo debate sobre a qualidade da alimentação das nossas crianças e os efeitos da comunicação mercadológica de alimentos dirigida a elas. O filme é fruto de uma longa trajetória da Maria Farinha e do Instituto Alana na sensibilização e mobilização da sociedade sobre os problemas decorrentes do consumismo na infância.
Em 2008, o documentário Criança, a alma do negócio alertou para o resultado devastador dos apelos de mercado voltados ao público infantil e propôs uma reflexão sobre questões como ética e responsabilidade de cada ator social na proteção da criança frente às relações de consumo. Muito Além do Peso mergulha no tema da obesidade infantil ao discutir por que 33% das crianças brasileiras pesam mais do que deviam. As respostas envolvem a indústria, a publicidade, o governo e a sociedade de modo geral. Com histórias reais e alarmantes, o filme promove uma discussão sobre a obesidade infantil no Brasil e no mundo.
Muito Além do Peso 84 min, cor, censura livre.
Sobre o Autor
Conteúdo publicado em: 13/01/2016 por Jener Cristiano
Apaixonado por educação, tecnologia e design. Adoro experimentar mudanças e ver coisas novas acontecendo.
Veja também:
Motoristas brasileiros: velozes, furiosos e assassinos
Infelizmente temos em nosso país milhares de motoristas velozes, furiosos e assassinos. As mortes no trânsito por aqui matam mais que o terrorismo.
Narrativas visuais: a comunicação favorita do cérebro humano
Uma imagem vale mais do que mil palavras. Hoje sabemos que o cérebro humano processa informações visuais 60 mil vezes mais rápido do que a escrita.