Medicina e Segurança do trabalho

PPRA

Whey Black Skull

Logomarca Historiação Humanas

1) A construção de uma logomarca revela a identidade visual de uma empresa. Foi esta a preocupação que orientou a produção da logomarca do site HistoriAção.

2) Inicialmente o site foi concebido para tratar somente dos assuntos relativos à disciplina de História. Naquele momento queríamos demonstrar que a História está em movimento. Por isso houve a fusão de palavra História com a palavra Ação. A letra “A” é o elemento de ligação, formando uma única palavra: HistoriAção.

3) A grafia da palavra tem como destaques as letras “H” (de História) e “A”  (de Ação) em maiúsculo.

4) As cores escolhidas foram a azul (predominante na primeira parte) e a laranja (predominante na outra metade da palavra). A cor azul busca transmitir tranquilidade e maturidade, uma vez que o exercício da reflexão na área de Ciências Humanas precisa ser ponderado e equilibrado. A cor laranja busca transmitir a ideia de movimento, transformação e tolerância, características fundamentais para viver em uma sociedade cada vez mais globalizada.

5) No primeiro “O” foi inserido um relógio, simbolizando a passagem do tempo e a valorização da memória em uma sociedade midiática. O tempo é um elemento central em praticamente todas as áreas do conhecimento, principalmente nas Ciências Humanas.  Já a memória precisa ser preservada em um contexto caracterizado pelo presente contínuo e  pela rápida perda das referências do passado. 

6) Na parte final da palavra aparece um globo em movimento, indicando a mudança, a ação e a transformação, que ocorrem de forma ininterrupta.

7) No globo há ainda o destaque para o continente africano, o berço da humanidade com o surgimento do primeiro hominídeo a mais de quatro milhões de anos atrás.

8) A fonte escolhida é moderna e tem a função de transmitir as discussões sobre a exploração das novas mídias digitais nos ambientes de aprendizagem.

9) A letra “A” de Ação tem um traço que não foi totalmente fechado, indicando a abertura e a flexibilidade necessária para a produção de novos conhecimentos. A abertura também indica o diálogo com as outras áreas do conhecimento das Ciências Humanas, principalmente a Filosofia, a Sociologia e a Geografia na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Mais uma etapa na profissionalização do site HistoriAção foi cumprida. A produção de conteúdo significativo e de qualidade na área de Ciências Humanas para o ENEM é o nosso principal foco neste momento. Agradecemos a todos os membros e assinantes pela confiança em nosso trabalho!