Medicina e Segurança do trabalho

PPRA

Whey Black Skull

"Às vezes, uma tentativa de quebrar um círculo vicioso poder ser severamente punida". 
 
Darts in the snow (Dardos na neve), animação apresentada no festival Anima Mundi de 2007. É impressionante como esta animação de 1 minuto retrata com fidelidade o comportamento humano em relação à mudança. Muitas vezes as pessoas preferem continuar os seus procedimentos padronizados, viciados e dolorosos do que tentar algo novo. E o pior de tudo, aquele que percebe a necessidade urgente da mudança para o bem coletivo acaba sendo severamente punido pelo grupo de que faz parte. Infelizmente, eu vejo isso todo dia no cotidiano escolar. Inovar na educação brasileira é uma tarefa digna dos 12 trabalhos de Hércules. 
 
Comportamento humano mudança
 
A metáfora apresentada pelo vídeo simboliza um comportamento que acontece todos os dias, nos mais diversos setores de nossa sociedade. Muitas vezes um indivíduo acaba de chegar em um novo ambiente de trabalho e rapidamente percebe uma série de comportamentos viciados que dificultam a obtenção de qualidade e produtividade na execução das tarefas. Então ele propõe ao grupo a adoção de mudanças, que em teoria, poderiam melhorar a qualidade do trabalho de toda equipe. Só que estas mudanças entram em rota de colisão com os hábitos perniciosos arraigados naquele ambiente.
 
Aquele que propôs a mudança começa a ser alvo de sucessivos boicotes. Passa a ser visto como um sujeito perigoso que coloca em risco o conforto daqueles que preferem executar o trabalho da mesma forma que faziam a 15 ou 20 anos atrás. Isto ocorre porque a mudança exige a adoção de um novo padrão de comportamento. Exige estudo, aprendizagem, testes e aperfeiçoamento constante de uma nova forma de trabalhar. Os demais membros do grupo consideram que isto demanda muita energia e trabalho, ou seja, um preço que eles não estão dispostos a pagar. Dessa forma, o novo membro que apresentou um novo padrão de comportamento no ambiente de trabalho é sistematicamente atacado pelo grupo até se calar, até desistir. O fato mais lamentável é que este tipo de situação penaliza toda a sociedade, principalmente quando se trata de serviços públicos essenciais.