Medicina e Segurança do trabalho

PPRA

Whey Black Skull

Redação ENEM Proposta de Intervenção Social

Chegou o momento de trabalhar em nosso parágrafo de conclusão. Galera, o negócio é o seguinte. A conclusão é um dos fatores mais críticos na redação do ENEM. Nunca se esqueça disso. Aqui você deve apresentar uma proposta de intervenção social para resolver a situação-problema apresentada pelo tema da redação. Muita gente escorrega e escorrega feio quando chega nesta parte do texto. Faz tudo certinho até chegar aqui. Mas na hora da conclusão deixa de apresentar uma sugestão de solução para a situação-problema e acaba sendo penalizado em muitos pontos por esse grave descuido. Dito de outra maneira, você terá que se posicionar criticamente, apresentando uma solução para a situação-problema do tema da redação. Além disso, você deve apresentar uma proposta de intervenção de forma ética, respeitando os direitos humanos e as diferenças socioculturais.  Esta camada de seu texto dissertativo argumentativo é uma peça chave para obter uma nota excelente na redação do ENEM. Aqui na conclusão o sinal vermelho está acesso. Volto a repetir. Aqui você deve apresentar uma proposta de intervenção social para resolver a situação-problema apresentada pelo tema da redação. Mas como você deveria fazer isto? Preste atenção. Aqui vai outra informação valiosíssima vinda de minha amiga que é corretora das provas de redação do ENEM. Existem 5 setores fundamentais em nossa sociedade responsáveis por causar mudanças sociais em larga escala e por um longo período de tempo. Estes cinco setores são o Governo, as Organizações Não Governamentais, a Mídia, as Instituições de Ensino e a Família. Vamos falar de cada um deles. O Governo promove mudanças sociais em larga escala porque ele é o responsável pela criação de leis que tem como objetivo principal o respeito aos Direitos Humanos e o combate às desigualdades sociais. Então, o primeiro setor que você deveria avaliar para resolver a situação-problema da prova de redação é o Governo.

Em segundo lugar, você deveria avaliar uma proposta de intervenção social liderada por uma Organização Não Governamental, pois as ONG’s são instituições autônomas, independentes, sem fins lucrativos e que agem de forma solidária no campo das políticas públicas. As ONG’s promovem uma pressão política absurda na sociedade em favor de grupos excluídos, em favor da preservação ambiental e em defesa dos direitos dos animais. Então, não se esqueça de avaliar a possibilidade de utilizar as Organizações Não Governamentais na apresentação de sua proposta de intervenção social.

O terceiro setor que você deve considerar com muita atenção é a Mídia, ou seja, os meios de comunicação de uma forma geral. TV, Internet, Rádio, jornais impressos, revistas, enfim, todos os meios de comunicação digitais ou analógicos são capazes de alcançar milhões de pessoas e espalhar mensagens que promovem o respeito aos Direitos Humanos e aos grupos sociais excluídos ou em condição de vulnerabilidade social. As campanhas do Criança Esperança, do Teleton, campanhas de vacinação obrigatória ou de arrecadação de fundos para ajudar desabrigados têm um grande alcance por causa da divulgação nos meios de comunicação de massa. Além disso, filmes, novelas e desenhos animados muitas vezes são utilizados para debater problemas sociais graves, tais como a corrupção na polícia e na política brasileira, o preconceito aos afrodescendentes e camadas sociais pobres de todo o país. Por isso, não se esqueça de considerar se a Mídia pode ser explorada para apresentar a sua proposta de intervenção social para resolver a situação-problema do tema da redação do ENEM.

O nosso quarto setor diz respeito às Instituições de Ensino. A força que as escolas possuem para gerar mudanças sociais é inquestionável. Além disso, uma das principais funções das escolas é proteger e educar crianças e adolescentes. A escola é o espaço para promover o respeito às diferenças sociais, é o lugar de combater o bullying e a homofobia, é o espaço de combater a violência e de promover a igualdade de gênero, é o espaço para promover o respeito às pessoas portadoras de deficiência. Além disso, os livros didáticos têm como componente principal o respeito a todas essas diferenças sociais. As escolas têm o poder de mobilizar as famílias e a comunidade local com seus projetos e, portanto, têm o poder de promover mudanças sociais em larga escala e por longo período de tempo. Portanto, jamais se esqueça da possibilidade de utilizar as Instituições de Ensino para apresentar a sua proposta de intervenção social para resolver a situação-problema da prova de redação do ENEM.

E o quinto setor que você deve avaliar para formular a sua proposta de intervenção social é a Família. As famílias são responsáveis por exercer uma forte influência em nossa educação desde os primeiros anos de vida. Na verdade, a família tem um raio de ação mais limitado do que os outros 4 setores indicados anteriormente. Mas, porém, contudo, entretanto, todavia, não obstante existem resgates sociais que são promovidos principalmente pela ação da família, como por exemplo, um parente que sofre com o vício de drogas ou de álcool. Sem falar ainda que as crianças são extremamente dependentes da proteção da família para construir o seu amadurecimento emocional, intelectual e social. Além disso, a gente precisa ampliar o conceito de família. Em terras estrangeiras, longe dos parentes de sangue, a sua família será constituída por todo aquele que te ajudar quando você mais precisar. Portanto, as famílias têm fundamental importância na formação do caráter de cada indivíduo e não devem ser deixadas de lado ao propor a sua solução para a situação-problema na prova do ENEM.

Aqui vai outra informação valiosíssima para que você escreva um excelente parágrafo de conclusão. Toda a sua atenção a partir de agora. No momento de apresentar a sua proposta de intervenção social para resolver a situação-problema da redação você deve responder as seguintes perguntas. Quem fará a intervenção para resolver o problema? Como a intervenção social será implantada? Qual é o objetivo desta proposta de intervenção? Estas três perguntas fundamentais devem ser respondidas com naturalidade e objetividade no seu texto. Quanto mais específico você for ao responder essas três perguntas maior será a sua nota na competência 5. A próxima pergunta não precisa ser respondida por escrito, mas você deve analisá-la com cuidado. A proposta de intervenção social que você está apresentando é exequível? Ou seja, ela pode realmente ser executada ou é um delírio de sua parte? Caso a proposta de intervenção social apresentada por você para resolver a situação-problema não seja fundamentada no mundo real haverá a perda de muitos pontos na competência 5. Lá vem outra informação que vale ouro. Preste atenção. Para atingir o nível máximo na competência 5 você deve escolher dois ou três destes setores para formular a sua proposta de intervenção social. Faça isso com muito cuidado, caso contrário o seu parágrafo vai ficar muito grande e você vai extrapolar o limite de 30 linhas da folha de prova. Para ter segurança, escolha 2 setores e desenvolva bem os seus argumentos. Se você estiver muito confiante e com linhas sobrando no parágrafo de conclusão então utilize 3 setores, articule-os bem no desenvolvimento do texto e a nota máxima na competência 5 é coisa quase certa.


Sobre o Autor

Conteúdo publicado em: 16/10/2016 por Jener Cristiano

Apaixonado por educação, tecnologia e design. Adoro experimentar mudanças e ver coisas novas acontecendo.